Monday, May 28, 2007

Os Túmulos




















Os egípcios davam particular importância à vida após a morte, acreditavam que aí sim iriam viver eternamente, daí a pouca importância que atribuiam às suas casas na terra. As casas são construídas em materiais frágeis, enquanto que os túmulos eram construídos em pedra (verdadeiros monumentos).







O VALE DOS REIS


Aqui existem mais de 25 000 túmulos mas só 7 estão abertos. O primeiro que visitámos foi o de SETI I, foi descoberto em 1917. Foram encontradas neste túmulo várias múmias de outros faraós.

O interior dos túmulos é uma verdadeira obra de arte. Os egípcios forravam as paredes com gesso para assim mais facilmente poderem escrever e fazer os desenhos de deuses etc.

O túmulo de Seti I, é em pedra com desenhos pintados e esculpidos nessa própria pedra.



AS MÚMIAS
As mais importantes encontram-se no British Museum. Visitámos as salas onde se encontram estas jóias, não só múmias mas também sarcófagos (salas 62 e 63) no primeiro andar.






Todas elas são muito bonitas, no entanto há uma especial que é a da rainha
HENUTMEHIT, especificando, o seu sarcófago interno, que é em dourado (folheado a ouro, ou mesmo de ouro?). De todas as colecções que o museu possui, existem 6 peças notáveis que pela sua raridade merecem ser vistas, são elas: O Vaso de Portland na sala 70; A As Placas de Bronze de BENIN, Nigéria na sala 25; A Pedra de ROSETA na sala 4; A Bracelete de Ouro do Tesouro de OXUS sala 51; Os pés de BUDA na sala 33A, e finalmente O Sarcófago interno dourado da sacerdotisa Henutmehit.
Sarcófago dourado de Henutmehit

No comments: