Tuesday, May 22, 2007

Egipto2000 - AS PIRÂMIDES








O ponto alto da visita ao Egipto foram as "Pirâmides". Quando se chega perto, cada um de nós esquece tudo o que o rodeia para ficar de boca aberta perante tal grandiosidade... A grande pirâmide a de Keóps tem blocos de pedra talhada com 1 tonelada, e podem ser quase de 1,70 metros. Inicialmente elas eram forradas com uma camada lisa o que ao longe, quando o sol batia dava a sensação de ouro... Dizem textos antigos que os seus vértices eram mesmo em ouro. Antes de ser feita a barragem de Assuão o Nilo por vezes em época de cheia aproximava-se muito do local das pirâmides, actualmente é a cidade do Cairo que cresce perigosamente na direcção das pirâmides.
Esta a pirâmide de Quéfren ainda com parte do seu revestimento.





A GRANDE PIRÂMIDE mede agora 137 metros de altura por 230 de largura. Os seus blocos de pedra atingem 15 toneladas. Têm 1.70 de altura (algumas). As 3 pirâmides comunicavam com um templo divino, perto do rio, através de um caminho chamado caminho divino.


Esta a pirâmide de Mikerinos onde se pode entrar.
















Do Planalto de GIZÉ são visíveis as 3 pirâmides. Em todo o Egipto existem 92 pirâmides (ano 2000). As pirâmides eram túmulos reais.

No comments: