Saturday, April 28, 2007

TUNÍSIA - 1999








T U N Í S I A








Em Agosto de 1999 partimos com destino à Tunísia. Umas pequenas férias de 8 dias.
A Tunísia é um país lindo, com monumentos grandiosos. A nossa primeira cidade a visitar foi TUNES, e nesse primeiro dia choveu, uma chuva quente como é normal em África...Visitámos o museu do BARDO, o maior do mundo em mosaicos romanos. De seguida partimos para CARTAGO, uma cidade que foi diversas vezes edificada e arrasada. Restam as suas imponentes colunas romanas, deixando antever uma cidade maravilhosa junto ao mar...







Um dos passeios que mais nos impressionou pela grandiosidade da paisagem, foi um passeio opcional, em jeep através do deserto, passámos por TAMARZA, até ao canyon em MIDES junto da fronteira com a Argélia.
Na Tunísia são rodados muitos filmes célebres, talvez pelo espaço tão exótico, e também porque facilmente angariam figurantes a preços baixos. Aqui form rodados: A Guerra das Estrelas; Em Busca da Arca Perdida; etc.


Todos os monumentos visitados eram grandiosos, aqui na Tunísia existe um anfiteatro romano muito semelhante ao de ROMA, numa cidade chamada EL JEME. Ao chegarmos à cidade verificamos que não existem pedras... Não sabemos de onde veio a pedra para construir tão grande monumento.
Com mais de 30 metros de altura, abrigava na época mais de 30 mil pessoas. Actualmente continua a ser utilizado para concertos de música clássica no verão.





Devia ser muito bonito porque era forrado a mármore, ainda se podem ver alguns vestígios de placas de mármore no seu interior.


SBEITLA ou SUFÉTULA cidade romana, da qual restam vestígios muito bem conservados. É um conjunto monumental romano e bizantino com teatro,basílicas, batistérios,habitações, termas, e um forum com 3 templos. É um dos mais bem conservados do mundo.














No comments: