Friday, March 31, 2006

VIAGEM À TURQUIA














Temos feito viagens maravilhosas ao longo da última década. A primeira que muito nos encantou foi à TURQUIA.A Turquia é um grande país com uma diversidade de paisagem talvez única. Percorremos todo o país, de ISMIR à CAPADÓCIA (lugar único no mundo), que é Património da Humanidade.Foi no ano de 1998 que visitámos este país. Os vestígios romanos aqui são espetaculares, especialmente em ÉFESO, o anfi-teatro ainda é utilizado para concertos, durante o verão, tem uma acústica notável.A sua capital é Ankara, uma cidade com monumentos modernos muito belos. Anteriormente foi Istambul, mas Ataturk (considerado o pai dos Turcos) mudou-a para Ankara. Ankara tem a sua origem da palavra Angorá (sendo a cabra o símbolo da cidade).Istambul tem 7 colinas como Lisboa, e uma ponte muito parecida com a nossa "25 de Abril", existem semelhanças muito curiosas entre as duas cidades, só que Istambul tem mais de 10 milhões de habitantes...Durante a viagem acompanhada por uma guia turca falando um português invejável, ela foi transmitindo alguns aspectos importantes acerca deste povo. Trata-se de um país com mais de 60 000 000 de habitantes possuindo 23 000 Km na Europa - Tracia e a outra parte, maior na Ásia. Tem fronteiras com países: Iraque, Irão, Arménia, Bulgária, Síria. Possui 2 grandes rios Tigre e o Eufrates.A Capadócia - Capadócia é uma palavra de origem HITITA que quer dizer terra dos lindos cavalos. Gostaria de colocar aqui as fotos da Capadócia, mas ainda não sei bem como fazê-lo.Então vou continuar com alguns aspectos que acho com interesse.De facto as formas únicas da Capadócia, fazem com que aquele espaço seja especial, nós visitámos o Parque Nacional de Göreme.


















As formas de chaminés chamadas "chaminés de Fadas" que se vêem por todo o lado resultaram de erupções vulcânicas de vulcões extintos: o Argeia; Erciyes; Hasan Dag e Melendiz. Nós vimos o Hasan Dag, é imponente, situa-se perto de Aksaray, tem 3 200 metros de altitude. Durante a viagem ficámos a saber outros aspectos com interesse, e numa localidade chamada Agzikarahan visitámos um "Karavansaray" foram muito importantes na antiguidade porque permitiam aos cavaleiros da rota do ouro e da prata, pernoitarem ali estando assim protegidos dos assaltantes.

























Um aspecto curioso e que é visível por toda a paisagem da Turquia: quando nasce um filho cada turco planta 20 choupos, que serão cortados apenas quado o filho atingir a maioridade, simultaneamente poderão sevir de dote quando casar.



















Durante esta maravilhosa viagem, avistámos um lago maravilhoso, com mais de 100 Kms de extensão o TüZGAL, um lago salgado que em turco quer dizer:
TÜZ - sal e GAL -Lago
A profundidade deste lago é de  40 metros e encontra-se na zona mais árida da Turquia, abastece de sal todo o país. Tem tons que variam entre o azul turquesa e o violeta, nunca visto... Em 2008 um aluno meu ficou encantado com esta foto, mas como se tratava de uma pequena imagem, resolvi substituir por outras, então não levem a mal, especialmente para ele, vou colocar outras imagens. (Para o Joel)




Aqui o início com flamingos ao longe...








E aqui já com tom violeta




1 comment:

Alex Turco said...

Muito legal seu relato de viagem. Eu desde o ano passado começei a postar também num blog os e-mails que enviava (na época não tinha blog ainda) quando morei na Turquia em 2002.
Quando tiver um tempo passa por lá. Ainda está bem no início da minha viagem de 8 meses por lá mas daqui a pouco começam minhas aventuras nos fins de semana.
Abraço,
Alexandre