Friday, May 04, 2012

ALMUÑECAR - SEXI


Almuñecar inicia a sua história em 1500 a. C. com a presença de populações da Idade do Bronze. Com o passar do tempo, estas pessoas são colonizadas pelos fenícios, que atribuíram à cidade o nome “SEXI”, o que quer dizer o mesmo que Almuñecar.
Estes colonizadores, criaram estruturas urbanas, e por toda a cidade actual são visíveis os vestígios da sua presença. Encontrei uma necrópole que data de finais do séc. VII a. C., onde mais de 200 túmulos faziam parte da mesma. Apesar de ter sido um pouco desilusão encontrar estes túmulos, pelo estado de degradação em que se encontram. Mas valeu o esforço, só porque nunca tinha visto nenhuns. Acabei por ser só eu a vê-los, porque depois do esforço que fizemos para encontrar a ponte romana, a Aurora já não quis vir, apesar de estar tão curiosa em encontrar os túmulos, como eu. E o Tony  que de início não estava nada interessado, a certa altura começou a ficar entusiasmado com a ideia. Mas estava tanto calor, e nós andámos, andámos, e quando estávamos para desistir, e pergunto uma última vez, a localização, estas ruínas estavam muito perto do hotel onde nos alojámos nesses dias.  Pelo que pude ver, são semelhantes a poços, fundos, construídos em pedra.

Aqui finalmente, encontrei a placa com a indicação dos mesmos, encontram-se entre as construções recentes, embora protegidos, com muros.
Pena as ervas terem invadido os túmulos.
Não me conformei com a visão destes túmulos, tão abandonados. E já foi em 2013, que consegui vê-los sem ervas daninhas à volta, numas imagens que encontrei na Internet. São bem bonitos. Quando foram descobertos, encontraram também, peças de ouro, prata, cobre, cerâmica, e artefactos. Algumas peças encontram-se no museu local, e o restante foi transferido para o museu em Málaga. Ficando aqui apenas "as pedras". A camara municipal local, perante esta decisão, deixou os túmulos ao abandono.
 

Quando chegam os romanos no séc. III d. C. encontram uma cidade bem estruturada, com a economia baseada em salga de peixe, com moeda própria. Ainda hoje se encontram mesmo no centro da cidade, vestígios de salgadeiras de peixe que foram construídas pelos romanos. Nessa época a actividade económica baseava-se na pesca e salga de uma variedade de atum vermelho, que era pescado no mediterrâneo.
As belas salgadeiras, envolvidas pelo lindo jardim



1 comment:

eva lopes said...

Meus avós são espanhois de Almuñecar...gosto muito de tudo que se refere a esse local...gostei muito do blog...tenho um blog tb valorososevencedores.blogspot.com, muito diferente deste. Meu blog relata estórias leves de gente sem terra...diferente de meus avós que chegaram ao Brasil sem nada e construiram um humilde patrimonio...