Sunday, May 17, 2009

PETRIE MUSEUM - a vida quotidiana no Egipto antigo

Sir. William Mathew Flienders PETRIE, nasceu a 3 de Junho de 1853, em Charlton, perto de Greenwich e foi um arqueólogo e egiptologista britânico.Inventou um método para reconstruir a sequência de acontecimentos históricos nas culturas antigas. Chegou a inspeccionar Stonehenge, após o que viajou para o Egipto (1880), para inspeccionar a pirâmide de Gizé.

Em 1913 vendeu a sua colecção à University College, Londres. Foi autor de mais de 100 livros. Morreu em Jerusalém (1942) e esta sepultado no cemitério de Monte Zion.

Visitámos o Petrie Museum nas férias da Páscoa de 2007, e pudemos fotografar todas as peças expostas.


Este Museu foi inaugurado em 1892 e baptizado com o nome de Flinders Petrie, considerado um dos maiores descobridores de tesouros egípcios da antiguidade. O Petrie apresenta as peças da vida quotidiana no Egipto antigo. Todas as peças estão identificadas e catalogadas. O espaço é pequeno para esta maravilhosa colecção (a maior do mundo privada).

Ficámos encantados ao ver os chinelos em palhinha, já tinhamos visto as sandálias em ouro no museu do Cairo, foi uma grande civilização sem dúvida.



As meias com os dedos também já se tricotavam na altura, imaginem... Reparem bem na foto.



Os desenhos em pedra eram igualmente perfeitos.


Vale a pena ir a Londres ver este museu (entrada grátis).
No ano de 2003 foi constuído um site, e divulgado em 2004, que apresenta reconstruções virtuais e mapas, cobrindo monumentos e zonas conhecidas, e outras não divulgadas:
http://www.digitalegypt.ucl.ac.uk/

Os egípcios têm uma arte própria para trabalhar as peças de alabastro. Quando o fazem utilizando pequenas ferramentas e moldam a pedra manualmente, o resultado final é uma peça transparente, que mais parece de cera. Ainda hoje o fazem. Na figura abaixo peças trabalhadas manualmente.

2 comments:

AGRIDOCE said...

Hoje passei com tempo.

Gostei muito, quer dos textos, quer das fotos. Para além de guia de preparação de férias, tem alguma informação histórica pertinente.

Cumprimentos ao teu mais e um bjinho para ti.

Professorinha said...

Egipto... um destino a considerar vivamente... Obrigada pela visita virtual.. Pode ser que um dia passe por lá :)

Bjs