Monday, December 08, 2008

Os Notáveis Assírios - British Museum


Ao ler Ferreira de Castro não deixo de me encantar e ir sonhando com as suas viagens efectuadas no início do século XX. Ferreira de Castro fez relatos tão pormenorizados que depois de ter visitado os países que ele visitou, verifiquei que em alguns deles, se mantêm as mesmas características desse tempo passado, agora, em pleno século XXI. Alguns dos vestígios históricos que nos são relatados nas "suas viagens" encontram-se representados nos grandes museus da Europa. Exemplo disso são os lindos touros alados com cabeça humana e 5 patas (para darem a sensação de movimento era esculpida a 5ªpata). É notável a arte de esculpir a pedra por estes "arquitectos da Antiguidade", sempre que vamos a Londres não deixo de visitar este grande museu (entrada grátis).


Pormenor de escrita




Baixo-relevo assírio provavelmente do séc. VIII a. C. representa um génio alado, ou um sacerdote com máscara e asas de águia.

Leoa com 5 patas




2 comments:

ALMAMATER said...

fernanda

mais do que as viagens que to permitem... é sublime esse espírito aberto e gentil com que nos brindas diariamente.

obrigada, simplesmente.

bjs grandes

Okawa Ryuko said...

Cara amiga tchicoronha,

Fico feliz por o meu blogue lhe poder matar algumas saudades. Com tanta viagem na bagagem, decerto vai regressar ao nosso Lubango e matá-las todas! Talvez já em 2009! Um Ano repleto de ALEGRIA para si!