Wednesday, July 09, 2008

MALTA - 2003


A República de Malta é um país da Europa, formado por um arquipélago de 5 ilhas: Malta, Gozo, Comino, Filfla, e Cominotto (estas duas últimas estão desabitadas). Malta faz parte da União Europeia desde 2004.

Malta é habitada desde 5200 a. C., e os primeiros achados arqueológicos datam de 3800 a.C. Nesta ilha existiu uma civilização pré-histórica notável, os vestígios que deixaram são únicos, e muito belos.
A nossa visita começou pelo local onde se pensa que viveram os primeiros habitantes, a caverna de Ghar Dalam. Anexo a esta gruta encontra-se um interessante museu que também visitámos. Da caverna seguimos depois para um outro local onde existem os chamados "TARXIEN PREHISTORIC TEMPLES", os quais se encontram entre construções actuais. Parte destas descobertas são muitos recentes, por exemplo esta estátua de parte de corpo de mulher, foi encontrada entre 1980/92.
Todos nós ficámos surpreendidos com estas esculturas feitas pelo homem pré-histórico. De seguida colocarei altares de sacrifícios, esculpidos em pedra e igualmente notáveis.



Neste templo encontram-se também muitas pedras de diversos tamanhos e em formato redondo, segundo informação que nos foi dada, elas serviram para arrastar os grandes blocos de pedra.O desenho esculpido na pedra era de facto muito pormenorizado, custa a crer que tenha sido feito por homens pré-históricos, que não possuiam os meios que hoje temos ao nosso alcançe. Reparem o pormenor das cabras e dos porquinhos esculpidos na pedra do meio.





Visitámos também um complexo pré-histórico na ilha de Gozo. Para termos acesso a esta ilha basta apanhar um barco que efectua a travessia regularmente. Visitámos o Templo de Ggantija, aqui estas construções tinham 3 andares.



Malta tem muitos atractivos, ligado ainda à arqueologia, o Museu Nacional de Arqueologia merece ser visitado, com peças muito bonitas, e com uma iluminação muito cuidada, transmite uma certa tranquilidade, apetece permanecer ali. Seguem-se algumas fotos que testemunham o que acabei de escrever.





Aqui no museu e com esta luz, os desenhos nas pedras ainda parecem mais perfeitos. A peça mais rara do museu é também uma das mais pequenas, tem apenas 13 cm, o seu nome Vénus de Malta; foi encontrada no Templo de Hagar Quim e data de 3000 - 2500 a.C.



Eis a Vénus de Malta

4 comments:

Okawa Ryuko said...

Obrigada pelos seus comentários. Estas suas viagens tb estão mto giras! Não sou amigo, sou amiga.

Okawa Ryuko said...

O propósito desse blogue é mesmo proporcionar esse prazer que sente às pessoas que não podem ou não puderam ainda regressar. Foi feito para vocês. Há-de lá ir um dia destes! O blogue tem mais de 1500 fotos; tem de ir clicando nos links da lista à direita até chegar à série de fotos com pessoas que, estou certa, também gostará de ver! Obrigada!

Anonymous said...

Fantastico!

Fernando Melo said...

Os seus relatos necessitam de uma apreciação mais detalhada. Prometo voltar e acompanhar suas viagens. Espero um dia ter condições de ir a lugares como Stonehege, Egito, etc.