Fomos a Stonehenge em 27 de Março de 2008, nas férias da Páscoa, de Londres lá são 130 kms, mas pareceu-nos ainda mais longe, este monumento megalítico único no mundo encontra-se numa zona de elevações suaves, onde não existe qualquer construção, num campo aberto, encontravam-se rebanhos ao seu redor. O monumento está vedado com uma rede alta dificultando a tarefa a quem pretenda registá-lo na sua máquina fotográfica. Para o sentirmos mais de perto é necessário pagar um bilhete de 13£, o que fizemos sem demora, pois queríamos vê-lo bem de perto. No entanto após o percurso de alguns metros, verificámos que não seria possível tocar nestas pedras com mais de 4000 anos... À sua volta existe ainda uma vedação com cordas que não permitem uma melhor aproximação. Nesse dia encontravam-se vários arqueólogos no monumento, viemos a saber que estão a tentar novos estudos, procedendo a novas escavações. Para saberem mais pormenores visitem:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Stonehenge
Stonehenge é uma estrutura composta, formada por círculos concêntricos de pedras que chegam a ter cinco metros de altura e a pesar quase cinqüenta toneladas, onde se identificam três distintos períodos construtivos:
O chamado Período I (c. 3100 a.C.), quando o monumento não passava de uma simples vala circular com 97,54 metros de diâmetro, dispondo de uma única entrada. Internamente erguia-se um banco de pedras e um santuário de madeira. Cinquenta e seis furos externos ao seu perímetro continham restos humanos cremados. O círculo estava alinhado com o pôr do Sol do último dia do Inverno, e com as fases da Lua.
Durante o chamado Período II (c. 2150 a.C.) deu-se a realocação do santuário de madeira, a construção de dois círculos de pedras azuis (coloridas com um matiz azulado), o alargamento da entrada, a construção de uma avenida de entrada marcada por valas paralelas alinhadas com o Sol nascente do primeiro dia do Verão, e a ereção do círculo externo, com 35 pedras que pesavam toneladas. As altas pedras azuis, que pesam quatro toneladas, foram transportadas das montanhas de Gales a cerca de 24 quilômetros ao Norte.
No chamado Período III (c. 2075 a.C.), as pedras azuis foram derrubadas e pedras de grandes dimensões (megálitos) - ainda no local - foram erguidas. Estas pedras, medindo em média 5,49 metros de altura e pesando cerca de 25 toneladas cada, foram transportadas do Norte por 19 quilômetros. Entre 1500 a.C. e 1100 a.C., aproximadamente sessenta das pedras azuis foram restauradas e erguidas em um círculo interno, com outras dezenove, colocadas em forma ferradura, também dentro do círculo.
Estima-se que essas três fases da construção requereram mais de trinta milhões de horas de trabalho.
Recolhendo os dados a respeito do movimento de corpos celestiais, as observações de Stonehenge foram usadas para indicar os dias apropriados no ciclo ritual anual. Nesta consideração, é importante mencionar que a estrutura não foi usada somente para determinar o ciclo agrícola, uma vez que nesta região o Solstício de Verão ocorre bem após o começo da estação de crescimento; e o Solstício de inverno bem depois que a colheita é terminada. Desta forma, as teorias atuais a respeito da finalidade de Stonehenge sugerem seu uso simultâneo para observações astronômicas e a funções religiosas, sendo improvável que estivesse sendo utilizado após 1100 a.C..
A respeito de sua forma e função arquitetônicas, os estudiosos sugeriram que Stonehenge - especialmente seus círculos mais antigos - pretendia ser a réplica de um santuário de pedra, sendo que os de madeira eram mais comuns em épocas Neolíticas.
No dia 21 de Junho, o Sol nasce em perfeita exatidão sob a pedra principal.
Segundo dados mais recentes, obtidos por arqueólogos chefiados por Mike Parker Pearson, Stonehenge está relacionada com a existência do povoado Durrington. Este povoado formado por algumas dezenas de casas construídas entre 2600 a.C. e 2500 a.C., situado em Durrington Walls, perto de Salisbury, é considerada a maior aldeia neolítica do Reino Unido. Segundo os arqueólogos foi aí encontrada uma espécie de réplica de Stonehenge, em madeira.
[editar]
Stonehenge é um monumento megalítico da Idade do Bronze, é formado por círculos de pedras concêntricos que chegam a ter 5 metros de altura e pesam mais de 50 toneladas. Pensa-se que foi construído para permitir a observação de fenómenos astronómicos - Solstícios de Verão, do Inverno, eclipses, entre outros.
Penso que estas pedras mais pequenas são as chamadas pedras azuis, encontram-se dentro dos pilares maiores, e neste momento o local mais importante das escavações. Foram encontrados ossos, o que leva a crer tratar-se de um local de curas milagrosas, ou um cemitério antigo... Este circulo foi construído 2500 A.C.
Originalmente o monumento era um circulo externo que media 86 metros de diâmetro. O circulo interno com pedras de 5 metros de altura, tinha 30 metros de diâmetro. Possuía 30 blocos verticais sobre estes foram colocados 30 blocos horizontais, formando um anel em pedra. Mais altos ainda são os 5 portais que formam a ferradura externa, com 9 metros de altura e perto de 15 toneladas.
Existia uma avenida de acesso principal onde se encontravam portais de pedra. Havia cavidades no solo que circundavam o monumento, essas cavidades estavam destinadas a outro circulo de pedras, que nunca foi construído. As pedras foram minuciosamente cortadas para que uma encaixasse na outra formando os chamados trilitos. Algumas têm desenhos ou inscrições rupestres feitas por civilizações antigas.
2000 anos antes do Teorema de Pitágoras, constatou-se que os construtores de Stonehenge tinham conhecimentos matemáticos como o conceito e o valor de (Pi) nos seus círculos de pedra. No dia 21 de Junho, o Sol nasce em perfeita exactidão sob a pedra principal...
Curiosa esta pedra parece ter crista nariz e boca...
4 comments:
Olá! Respondi-lhe no meu blog, no sítio onde escreveu. Estive a ver este e o outro seu blog e creio que nos conhecemos, ou, pelo menos, aos meus pais. Conheci mto bem o Dr. Vasco Homem, o Dr. Rodrigues, embora fosse criança na altura. A família Moita não lhe diz nada? Okawa Ryuko.
Olá Fernanda!
Acabei de visitar o seu blog e achei excepcional. Recordei a "nossa" Sá da Bandeira pela qual ainda tenho muita saudade.Vivi lá 12 anos, frequentei o Liceu Diogo Cão. Além das fotos de lá encantei-me com as de Stonehenge, pois estou a tirar o curso de Arqueologia.Espero dentro desta área deslocar-me lá, dentro de 4/5 anos. Confirma-me que há segurança?O meu pai era o Marques, policia de trânsito, recorda-se? Um abraço,
Fernanda Marques
Uau!!!
Acho que o seu blog está um máximo, e sim, também acho que aquela visita de estudo a Nazaré também foi!!!
Beijos!!! ;)
Post a Comment